top of page

Como escolher o melhor período escolar para o seu filho?


E agora, período Parcial, Ampliado ou Integral?

Não é fácil conciliar a maternidade e a paternidade com as demais responsabilidades do dia a dia, como tarefas domésticas, trabalho, faculdade, cursos. É aí, que algumas dúvidas se tornam comuns as famílias com filhos iniciando a fase escolar.

  • "Período integral não é muito tempo?"

  • "O que eu faço com meu filho pela manhã se preciso trabalhar?"

  • "Ele não ficará “largado” na escola?"

A escolha mais adequada deve ser observa dentro do contexto de cada família, mas separamos algumas perguntas que podem auxiliar nessa reflexão:

Quem ficará com a criança caso a opção seja o período parcial?
A companhia tem muita influência na educação da criança, por isso, é necessário que ela fique com uma pessoa preparada, paciente e dedicada.
Se por ventura, a pessoa precisar dividir a atenção e cuidados dispensados a criança com outros afazeres, a situação já muda, pois a rotina do seu filho ficará comprometida, com constantes alterações de horários e atividades.
O que essa criança fará enquanto estiver em casa?

Ao decidir por ficar em casa no período contrário ao escolar, vale observar quais são as atividades a serem realizadas pelo seu filho. É importante que ele seja estimulado por meio de brincadeiras e atividades o seu potencial cognitivo e emocional.

Passar o contra turno vendo TV ou no celular não é a melhor opção, sendo assim, estar em um local com atividades mais bem preparadas e direcionadas ao mundo infantil, pode ser uma opção mais coerente.

Como funciona o período estendido na escola?

As modalidades do Ampliado e do Integral, são divididos entre o período da escolaridade, momento onde a criança desenvolve as atividades escolares, e o período do contra turno, onde a criança participa de brincadeiras e atividades lúdicas variadas, além do momento para o repouso, para a alimentação e a higiene.

Mas será que terei tempo com meu filho?

Muitos pais se culpam por ter que deixar os filhos um tempo maior da escola. No entanto, o que mais importa é a qualidade do tempo que você passará com ele.

Em alguns casos, os responsáveis optam por trabalhar meio período, ou desenvolver atividades na própria casa com a intenção de ter esse tempo com a criança. No entanto precisam dividir a atenção com tarefas domésticas, entre outras. Como resultado, acabam não conseguindo dar a atenção desejada.

Independente da escolha, tudo é uma questão de organização e adaptação, por isso, ao chegar em casa esqueça o celular, a louça, a TV e brinque com seu filho. Isso valerá muito mais do que ficar a manhã inteira dividindo essa atenção com centenas de outros afazeres.


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page